sábado, 27 de fevereiro de 2016

Desejo

"Os homens são mais conduzidos pelo desejo cego do que pela razão." - Baruch Espinoza


Qual o seu desejo para sua vida? Ter uma casa própria enquanto casado e ter filhos?Viajar pelo mundo? Nenhum dos dois? Ser feliz?

Todos temos desejos para nossas vidas e nos planejamos para tanto. Algumas pessoas são mais "pé no chão", ou  racionais, que outras, mas o desejo ainda existe e nos move adiante.

Já provoquei nos posts anteriores a dúvida sobre a autoria dos seus pensamentos e desejos, se eles foram colocados em você ou se surgiram de seu próprio ser. Pois bem, isso também se aplica aos seus desejos claramente e se formos francos com nós mesmo chegaremos à três "raízes" dos nossos desejos:

"Segurança, Carinho e Maturidade"

Todos os nossos desejos para nossa vida acabam por começar nestes três pontos como, por exemplo, a segurança à qual não é apenas no sentido de nossa segurança física (evitar de ser assaltado de forma violenta, por exemplo), mas sim de estabilidade por exemplo (não correr risco de ser demitido ou não correr o risco de ser rejeitado em um relacionamento).

Nos movemos por nossos desejos, pois a motivação por detrás de nossas ações é justamente a matelização desses desejos.

Porém, muitas vezes submergimos nesses desejos tão profundamente que nos cegamos e perdemos o rumo. Acabamos por nos dopar com esses desejos, nos iludindo com a possibilidade da felicidade caso consigamos satisfazer essas ambições.

Como dito em outros posts, precisamos ser mais racionais e questionar, também, a autoria desses desejos e o benefício real que eles tem em nossas vidas.

Nos próximos posts irei me aprofundar nessas três "raízes" explicando o que, na minha visão, elas são e modo pelo qual podemos lidar com elas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário